domingo, 7 de dezembro de 2008

VideoArte


A videoarte vem como uma nova expressão vanguardista da arte no século XXI

A Videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia, o vídeo. Os primeiros artistas da videoarte foram o alemão Wolf Vostell e o coreano Nam June Paik, ambos integrantes do Grupo Fluxus, no final da década de 60. Até então, o vídeo era utilizado apenas para fins comerciais ou para televisão. Os artistas do Fluxus procuravam utilizar novos suportes e, dessa maneira, viram na possibilidade de recorrer ao audiovisual eletrônico criar uma “contra-televisão”, assimilando o meio e subvertendo seu uso mais freqüente. Nesse início da videoarte, o alto preço dos equipamentos limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde a tecnologia era mais acessível. e o áudio nas artes.

No Brasil, o vídeo enfrentou dificuldades para ser incorporado às artes, o que ocorreu aos poucos ao longo da década de 70. Só em 1974 pode-se afirmar que surgiu uma geração de artistas nacionais que contava freqüentemente com esse suporte. Foi o ano em que o Institute of Contemporary Art, da Universidade da Pensilvânia, coordenou uma representação brasileira na exposição Vídeo Art, contando com a participação dos artistas Ana Bella Geiger, Ângelo de Aquino, Sônia Andrade, Ivens Olinto Machado e Fernando Cocchiarale que, dispondo do portapack (equipamento de filmagem em preto-e-branco da Sony) de Jom Azulay, conseguiram finalizar seus vídeos e enviá-los à exposição.

A videoarte é hoje um segmento artístico em alta fundamentado na utilização de recursos áudio-visual assim como na tecnologia em si. Institutos como o Itaú Cultural vem dando grande suporte para os Videomaker (denominação daqueles que fazem videoarte) no Brasil. Com a inclusão da era digital tudo tornou-se mais barato, abrangente e acessível. A videoarte é sem sombra de duvidas o novo movimento vanguardista da arte.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoarte

Nenhum comentário: